Acesso Rápido:
Artigo 13/03/2015 Municípios em defesa da honestidade e da transparência Por Seger Menegaz

O município, portanto, tem compromisso com a transparência e com a honestidade.

O combate à corrupção está na essência dos municípios.
Por estar próxima das pessoas, a gestão local tem o dever de administrar os recursos sem desperdícios, atendendo à população em suas necessidades mais básicas. Também é o ente mais fiscalizado de todos, responsável por continuamente prestar contas – às instâncias judiciárias, ao Poder Legislativo, à imprensa e aos homens e às mulheres que ali vivem.
O município, portanto, tem compromisso com a transparência e com a honestidade.
Em um momento de grande mobilização nacional, as cidades gaúchas – por meio da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) – manifestam apoio ao direito de livre expressão dos cidadãos. Com civilidade, sem violência, buscando o melhor caminho para o progresso do Brasil.
O momento é propício não apenas para externar indignações, mas também para debater as verdadeiras causas dos males que afligem nosso sistema político. A concentração de poder e recursos nas mãos do Governo Federal é o ponto de partida para muitos dos problemas a que estamos assistindo.
Quando as decisões são tomadas longe dos olhos de quem vive o cotidiano local, os desvios são facilitados e se tornam prática comum. E isso também afeta a arrecadação das comunidades, que ficam de mãos atadas, sem poder investir em educação, saúde e segurança, entre outras áreas.
Para mudar essa realidade, é preciso colocar em prática a reforma do Pacto Federativo. A divisão justa de verbas e atribuições entre cada ente federado – municípios, estados e União – deve ser a principal bandeira de quem quer uma nação mais desenvolvida e menos corrupta.

Por isso, estamos juntos nessa luta.  

*Presidente da Famurs e prefeito de Tapejara

 Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
comunicacao.famurs@gmail.com

FAMURS - Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul
Rua Marcílio Dias, 574 - Menino Deus - Porto Alegre/RS - CEP: 90130-000 - (51) 3230-3100
Copyright © 2014 Famurs - Todos os Direitos Reservados.